(11) 5051-5090
(11) 99436-7006

TUDO SOBRE REABILITAÇÕES EM RESINA

O que são reabilitações em resina?
As reabilitações em resina têm como principal objetivo devolver a função mastigatória, fonética e estética para melhorar sua qualidade de vida. A resina é um material restaurador que esteve em constante evolução nos últimos anos. Isto o tornou um material revolucionário na Odontologia por conta de sua versatilidade em atender muitas demandas dentro da Odontologia. É lógico que a destreza e a capacitação do profissional que trabalha com este tipo de material são fundamentais para o resultado final do tratamento e a devolução daquele tão sonhado sorriso. E aqui na MCastanho PRO nós temos esse diferencial, além de excelentes profissionais para te oferecer o melhor.

Do que são feitas as reabilitações em resina?
As reabilitações em resina são feitas em resinas compostas. São materiais para restaurações da cor do dente que são feitos diretamente na boca, sem o uso de laboratório. Este tipo de material, como foi dito anteriormente, teve um vasto desenvolvimento em termos de tecnologia e pesquisas científicas nos últimos anos. Atualmente, ele é o tratamento de eleição quando se quer fazer tratamentos conservadores e que mimetizem ao máximo a estrutura dental perdida. Sabemos que cada dente possui uma função diferente na boca, por isso têm formatos diferentes e as resinas compostas são responsáveis por devolver esta forma e esta função de uma maneira direta conseguindo um resultado estético de excelência. As Resinas Compostas de última geração têm resultados excepcionais podendo ser comparadas ao uso das cerâmicas, sem sombra de dúvidas, em vários casos. O que varia são as indicações que devem ser específicas e precisas. Na MCastanho PRO avaliamos cada caso e alinhamos o perfil do paciente com o que ele realmente precisa e necessita.

Como são feitas as reabilitações em resina?
É uma técnica restauradora feita diretamente na boca do paciente sem passos laboratoriais e nem moldagens que serve tanto para tratar dentes que perderam estruturas por cárie, trauma ou mau posicionamento. São feitos incrementos estratégicos repondo e reposicionando os dentes nas arcadas de uma forma eficiente e ágil, devolvendo a estrutura, o formato com o intuito de estabelecer a função mastigatória perdida ao longo dos anos.

Qual a durabilidade das reabilitações em resina?
As reabilitações em resina têm uma longevidade considerável, por serem altamente conservadoras, mantém uma maior quantidade de estrutura dental e isso faz com que sua longevidade aumente. Podem chegar a durar tanto quanto às cerâmicas. Quando bem polidas e bem cuidadas, tem alta resistência à pigmentação, não sofrendo manchamento com o passar do tempo.

Quanto custa realizar as reabilitações em resina?
Quanto custa você preservar sua estrutura dental e ainda sair com o sorriso dos seus sonhos?? É essa pergunta que você deve se fazer, portanto, nada melhor do que este tipo de tratamento.

Como preparar os dentes para as reabilitações em resina?
É lógico que os dentes devem estar saudáveis para receberem as resinas. um dos grandes diferenciais das reabilitações em resinas compostas é que não há praticamente nenhum tipo de preparo, na maioria dos casos é feito somente acréscimo de material. Os preparos são realizados apenas se tiver algum tipo de estrutura danificada, seja por trauma, manchamento em regiões estéticas ou por cárie.
Quantas sessões são necessárias para completar um tratamento como as reabilitações em resina?
O tratamento é imediato, no mesmo dia é possível iniciar e finalizar dependendo do caso. Algumas horas de tratamento e como uma mágica seu sorriso está transformado. Gostamos de fazer uma sessão de controle para verificar formato, coloração e higienização por parte do paciente.

Quem pode realizar as reabilitações em resina?
Pessoas que se sentem incomodadas com seu sorriso, seja pelo formato dos dentes, coloração. Pessoas que sofrem de bruxismo que tem seus dentes desgastados com frequência. Pessoas que finalizaram tratamentos ortodônticos e que por algum motivo ainda restaram alguns espaços entre os dentes. Pessoas que tenham os dentes inclinados ou apinhados e querem resolver de maneira mais rápida do que a colocação de um aparelho ortodôntico. Especialmente para pacientes mais jovens ou àqueles que querem algo ainda mais conservador e contemporâneo.

Quais são os cuidados com as reabilitações em resina?
Os cuidados são sempre muito parecidos, por isso as reabilitações em resina não são diferentes, requerem os mesmos cuidados que você tem com seus dentes naturais. Por isso, recomendamos retornos anuais ao consultório para controle clínico, novos polimentos, checagem de cor, ajustes de mordida quando necessários, revisão dos cuidados diários e verificação dos hábitos de higiene e alimentação. Um controle radiográfico mais a longo prazo ou de acordo com a necessidade de cada paciente também pode ser requerido. Desde que estes retornos sejam realizados, podemos garantir a longevidade do seu tratamento.

Dra Gisela Castanho
Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.