(11) 5051-5090
(11) 99436-7006

TUDO SOBRE LENTES DE CONTATO DENTAL

O que é lente de contato dental?
A Lente de Contato Dental é uma lâmina de cerâmica que é colada sobre o dente para acertar pequenos defeitos de forma e posição dental, a fim de estabelecer a harmonia tão desejada na aparência de seu sorriso. Recebeu este nome, pois trata-se de um fragmento (lamina) com espessuras bem finas quase transparentes que se assemelham às lentes de contato oculares.
Do que e como é feita uma lente de contato dental?
A Lente de contato dental é feita de uma cerâmica específica que suporta espessuras pequenas realizada em Laboratórios especiais. Não é qualquer laboratório que consegue fazer este tipo de trabalho. As lentes de contato dentais são tão finas que as espessuras podem chegar entre 0,2 a 0,5 mm. São muito delicadas e necessitam ter uma enorme precisão para ficarem bem adaptadas e aderidas ao dente a fim de alcançarem resultados imperceptíveis aos olhos humanos. São bastante frágeis antes de sua colocação e exigem bastante habilidade e destreza do profissional na manipulação destes materiais. No entanto, depois de aderidas ao dente são extremamente resistentes alcançando alta durabilidade em boca. A adesão destes fragmentos (laminas) aos dentes naturais também requer materiais especiais e habilidade do dentista em realizá-los. Especialistas como nós da MCastanho Pro podemos solucionar todos estes problemas e garantir a você um resultado de sucesso.

Qual a durabilidade de uma lente de contato dental?
Uma lente de contato dental, por ser um tratamento conservador, possui maior preservação de estruturas naturais o que aumenta e muito a longevidade do tratamento. Isso, aliados à técnicas específicas e bons materiais podemos dizer de acordo com os livros e pesquisas científicas que as Lentes de Contato Dental podem chegar a ter uma durabilidade considerada grande na casa dos 15 ou até 20 anos.

Quanto custa as lentes de contato dental?
Um tratamento com lentes de contato dentais modifica seu sorriso para melhor, acertando as imperfeições e principalmente elevando sua autoestima. Os benefícios colhidos são inúmeros. Você se sente mais à vontade em sorrir, realizar as reuniões com sua equipe ou clientes, em tirar selfies, a vergonha acaba, seu astral muda! Se as lentes de contato dental são tratamentos duradouros, pensando em sua longevidade (15 – 20 anos), trata-se de um ótimo investimento com um custo-benefício muito satisfatório, você não concorda?

Qual o valor das facetas de porcelana?
As facetas de porcelanas são tratamentos semelhantes às lentes de contato dental. A indicação é diferente. Por exemplo, se você tem dentes de cores diferentes e precisa igualar estas cores, ou possui muito pouco volume de dente e quer aumentá-los, ou ainda possui muitas restaurações nos dentes da frente e/ou tratamentos de canal, as facetas são melhores. São procedimentos menos conservadores, há maior degaste dental, mas que geram resultados muito parecidos que é o restabelecimento da naturalidade e da harmonia do seu sorriso. No caso, as facetas também são feitas em laboratórios específicos, com técnicas específicas e diferenciadas. O valor é muito semelhante entre facetas e lentes. Quanto vale elevar sua autoestima? Este seria o valor para as facetas de porcelana. Entre em contato com MCastanho Pro e avaliaremos o seu projeto.

Como preparar os dentes para receber as lentes de contato dental?
Para a realização das lentes de contato, a grande vantagem é que praticamente não há desgaste de estrutura, apenas algumas adequações. É um tratamento bem conservador, diferentemente de outros procedimentos, como facetas e coroas. Para você receber este tipo de tratamento deve ter a boca, gengiva e dentes saudáveis, livres de cáries, inflamações e /ou infecções.

Quantas sessões são necessárias para colocar as lentes de contato dental?
Primeiramente, é feito uma avaliação prévia, documentação fotográfica, radiográfica para avaliação geral e se é indicado este tipo de tratamento. Também pode ser feito o que chamamos de mockup que é um teste drive em que você consegue visualizar na prática como os seus dentes ficarão e aprovar o tratamento com maior segurança, confiança e previsibilidade. Isto pode ser feito por meio de técnicas inovadoras e com a utilização de softwares e scanners intra orais. Após a aprovação do tratamento, é relativamente rápido, pois em uma sessão é feita a moldagem e na outra coloca-se as lentes e faz-se os ajustes necessários. De acordo com cada caso, faz-se também sessões de acompanhamento e orientações dos cuidados a serem tomados para aumentar a longevidade do tratamento.

Quem pode usar as lentes de contato dental?
Se você se incomoda com o seu sorriso, seja pela cor dos seus dentes ou principalmente pelo formato deles, você pode ser um candidato às lentes de contato. Toda e qualquer pessoa que tenha deformidades no formato dos seus dentes anteriores, que tenha espaços excedentes entre os dentes (os famosos diastemas), pequenos desalinhamentos entre os dentes, falta de contatos entre os dentes superiores e inferiores e ainda querem harmonizar sua linha de sorriso, podem sim receber as lentes de contato.

Quais são os cuidados com as lentes de contato dental?
As lentes de contato dental também requerem cuidados, assim como você cuida de seus dentes naturais. Por isso, quanto à manutenção deste tratamento, recomendamos retornos anuais ao consultório para controle clínico, ajustes de mordida quando necessários, revisão dos cuidados diários e verificação dos hábitos de higiene e alimentação. Além disso, um controle radiográfico mais a longo prazo ou de acordo com a necessidade de cada paciente. Com certeza, todo esse cuidado é primordial para a longevidade do tratamento.

Dra Gisela Castanho
Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.