(11) 5051-5090
(11) 99436-7006

TUDO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

O que é clareamento dental?
O Clareamento Dental é um dos tratamentos mais conservadores e estéticos na Odontologia. Consiste no clareamento da estrutura de esmalte visível, por meio da aplicação de agentes clareadores. A ação desses agentes proporciona uma aparência mais clara e jovial do seu sorriso.

Quais são os tipos de clareamento dental?
Existem basicamente 3 técnicas clareadoras:
1- O Clareamento Dental por Auto-aplicação: este tipo de tratamento quem faz é o paciente em sua casa sendo sempre supervisionado e monitorado pelo profissional. Por isso, também recebe o nome de Clareamento Caseiro. É feita uma moldagem e uma moldeira individualizada, onde o paciente recebe as instruções do profissional e consegue fazer a aplicação do produto em casa. O uso da moldeira deve ser de no mínimo 3 horas diárias para que o clareamento tenha efeito e dura cerca de 7 a 14 dias. Esta técnica é a mais demorada e depende da disposição e disciplina do paciente em usar adequadamente e seguir rigorosamente as instruções recebidas.
2- O Clareamento de Consultório: é feito exclusivamente pelo profissional em consultório. Nesta técnica, o profissional tem total controle sobre o produto e ainda consegue ativar e acelerar o processo de clareamento por meio de luzes LED ou laser. O paciente recebe a aplicação do produto em consultório. A consulta leva entre 40 min a 1 hora, sendo cerca de 1 a 3 sessões. A concentração dos agentes clareadores é maior o que proporciona resultados mais rápidos e imediatos. Para àqueles pacientes que querem resolver rapidamente sua queixa e não querem levar nada para casa esta é a melhor opção.
3- A Técnica Mista: combina as duas técnicas anteriores. Também é feita uma moldeira individualizada. No dia em que o paciente faz a sessão de consultório ele recebe a moldeira para fazer a complementação do tratamento em casa sob a supervisão do profissional. O tratamento total leva em torno de 5 dias. Esta técnica, segundo algumas pesquisas científicas, é a que proporciona maior estabilidade de cor, sendo muito bem recomendada.

Como funciona o clareamento dental?
O Clareamento dental utiliza substâncias clareadoras que são produtos químicos em que a composição principal é o peróxido de hidrogênio. O que varia entre os agentes clareadores são as concentrações do mesmo e o tempo que ficam sobre a superfície do dente. Quanto maior a concentração, mais rápido é o tratamento. No entanto, tem-se um limite máximo e mínimo de tempo e concentração ideais para que o clareamento tenha efeito e para que não cause injúrias à estrutura dental. E como ocorre o clareamento do dente? Por uma reação química entre o agente clareador e a superfície de esmalte, onde há a liberação de oxigênio capaz de quebrar as moléculas de pigmentos aderidas na superfície dental o que faz com o dente seja clareado.

Como clarear os dentes?
O clareamento dental é uma técnica que deve ser realizada e/ou supervisionada pelo dentista. Você deve ir ao dentista para realizar o tratamento. Nós profissionais somos capazes de detectar qual a técnica é mais apropriada para o seu caso, conforme sua queixa, exame clínico e perfil pessoal. Podemos adequar a técnica que te trará mais resultados em menos tempo para a sua satisfação.
Qualquer tipo de clareador, substâncias ou pastas que prometem um clareamento instantâneo e rápido deve ser averiguado, pois podem danificar o esmalte de seus dentes. Não vá em busca do que encontra deliberadamente na internet. Fique atento, não existem soluções milagrosas. Cuide se sua saúde!

Clareamento dental estraga os dentes?
O esmalte do dente, quando o processo de clareamento é realizado, tem um ponto que chamamos de ‘ponto de saturação’. Se ultrapassarmos esse ponto, não adiantará mais clarear, pois o produto clareador não fará mais efeito e não adianta insistir. Se caso insista, ultrapassando ou extrapolando as medidas, concentrações e tempo recomendados pelo fabricante, a estrutura do seu esmalte pode sim ser danificada irreversivelmente, aparecendo porosidades e hipersensibilidade dental. No entanto, feita em condições e dosagens corretas não causam prejuízos às estruturas dentais. É um tratamento altamente seguro, não estraga o dente. 

Quais são os procedimentos para realizar o clareamento dental?
Para se realizar o clareamento dental, você deve estar com a boca saudável. Livre de tártaros, sem inflamação gengival e sem cárie. O ideal é que tenha feito anteriormente uma profilaxia/limpeza dos dentes e que não tenha ingerido nas 24 horas anteriores nenhum tipo de alimentos com corantes e/ou coloridos como café, coca-cola, suco de uva, vinho tinto, molho shoyu, entre outros

Clareamento dental funciona?
O clareamento dental funciona. Sempre vai haver um clareamento da estrutura dental. No entanto, isso pode variar dependendo de cada indivíduo. Essa variação depende basicamente de dois fatores: da causa do escurecimento dos dentes e de como cada indivíduo responde ao tratamento. O importante é que se o dente voltar a escurecer ao longo dos anos, ele não volta à cor inicial e pode ser retocado num intervalo de no mínimo 2 anos. A longevidade do clareamento dental está diretamente relacionada aos bons hábitos de higiene oral e alimentação, se você for cuidadoso com estes quesitos, seu clareamento pode durar bem mais do que 2 anos.

Quanto custa o clareamento dental?
O clareamento dental é um dos tratamentos mais conservadores da Odontologia, pois não altera o formato dos dentes e nem danifica a estrutura. Quanto custaria para você deixar seu sorriso mais brilhante e mais claro? A MCastanho Pro pensa no seu bem-estar e está preparada para recomendar o tratamento de acordo com cada paciente.

Quem pode realizar o clareamento dental?
Toda a pessoa que não está satisfeita com a cor de seus dentes, que acha que seus dentes vêm amarelando com o passar dos anos podem fazer um clareamento dental. Quanto à idade, deve ter no mínimo entre 16 e 18 anos, pois precisamos garantir que a formação total da raiz do dente esteja completa. Pacientes que tenham muitas restaurações e/ou coroa nos dentes da frente, pacientes fumantes devem ser avaliados para uma indicação mais precisa e segura.

Quais são os cuidados após o clareamento dental?
Existem alguns cuidados muito importantes no pós clareamento, é recomendado que, em torno de 24 a 48 horas após o procedimento, não haja a ingestão de líquidos e alimentos coloridos, os quais tenham muitos corantes em sua composição (como, por exemplo, suco de uva, café, coca-cola, vinho tinto, molho shoyu, molho de tomate, chocolate entre outros). Também recomendamos evitar alimentos ácidos e muito gelados. Como alternativa, podem ser usadas pastas para dentes sensíveis ou pastas com baixa abrasividade, além de enxaguatórios sempre incolores após o clareamento. Uma explicação breve do porquê destas recomendações: “É como se os agentes clareadores abrissem poros nos dentes para que os pigmentos se soltem, diante disso, leva-se um tempo até que a composição da estrutura superficial dos dentes se recomponha com a troca de sais minerais entre o dente e a saliva. Se você, ingerir pigmentos ou alimentos muito ácidos, estes poros não estarão completamente fechados, podendo causar manchamento recorrente ou aumento da sensibilidade.”

Dra Gisela Castanho
Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.