(11) 5051-5090
(11) 99436-7006

TUDO SOBRE ALINHADORES ESTÉTICOS

O que são alinhadores estéticos?
Os alinhadores estéticos são aparelhos ortodônticos utilizados para fazerem movimentações dentais. São denominados alinhadores estéticos, pois seu grande diferencial e destaque é que eles são transparentes, ou seja, ninguém percebe que você está usando. E além disso são móveis/removíveis, ou melhor, podem ser retirados a qualquer momento, o que facilita muito a higiene oral.

Como funcionam os alinhadores estéticos?
O tratamento com os alinhadores estéticos é composto por uma sequência de placas/aparelhos invisíveis que vão aos poucos movimentando os dentes para uma posição de alinhamento. O grande “pulo do gato”, para a realização destas placas, é que se trata de um processo totalmente digital. Dispomos de uma tecnologia de ponta por meio do escaneamento das arcadas que geram um modelo virtual. A partir deste modelo virtual inicial, um software específico faz as medições e as projeções dos ângulos de movimentações para produzirem, também virtualmente por meio destas análises, a quantidade exata de placas que serão necessárias para o alinhamento final desejado. Posto isso, com o número de placas necessárias, se tem o tempo praticamente exato do tratamento, muito próximo à realidade, dando uma previsibilidade maior ao tratamento. É a tecnologia trabalhando a nosso favor! E aqui na MCastanho PRO é possível realizar este tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento com os alinhadores estéticos?
O tempo de tratamento irá depender da complexidade de cada caso e da resposta individual de cada um. Como são aparelhos móveis, dependem do uso, se não o tratamento não progride. Mas, como os aparelhos são invisíveis, sendo a principal vantagem deste tipo de tratamento, o uso torna-se fácil e acessível. Devemos destacar também, a importância da supervisão do profissional a cada troca de placa. A cada 15 ou 20 dias, se houver o uso e o desempenho esperado, as placas são trocadas para continuar o processo de movimentação. E quem controla e define essa troca é o profissional especialista, devidamente capacitado e habilitado para isso. Casos menos complexos podem chegar a bons resultados em poucos meses de uso. Como se tem uma previsibilidade maior do tratamento pelo número de placas projetado, os tratamentos costumam ser mais rápidos comparados aos aparelhos convencionais.


Quanto custa o tratamento com os alinhadores estéticos?
Como é usado uma tecnologia de ponta e o processo é totalmente digital, com resultados incríveis com muita discrição estética, isso torna o tratamento mais caro comparado aos tratamentos convencionais. Além disso, o profissional precisa estar devidamente habilitado e credenciado para a realização deste tipo de tratamento, portanto contamos com a capacitação profissional que também entra em jogo. Como trazem uma série de benefícios, especialmente serem invisíveis e mais previsíveis, você acha que vale a pena investir em você?

Como preparar os dentes para iniciar o tratamento com os alinhadores estéticos?
Como todo e qualquer tratamento de movimentação dental por meio de aparelhos, independentemente do tipo de aparelho, devemos estar com a boca saudável, livre de cáries, dores de dente, inflamação gengival, presença de tártaro, entre outros. Por isso, é necessária uma avaliação prévia para que estes procedimentos iniciais devam ser realizados antes que se inicie o tratamento com os alinhadores estéticos.

Quem pode usar os alinhadores estéticos?
Qualquer pessoa que se queixe por ter seus dentes encavalados, apinhados ou tortos. Pessoas que não estão desempenhando uma boa mastigação e querem melhorar sua mastigação. Pessoas que se sentem incomodadas com seu sorriso desalinhado e querem melhorar sua autoestima e qualidade de vida. Além disso, àquelas pessoas que querem fazer seu tratamento sem que ninguém perceba que estão fazendo. Ou então, àqueles que fizeram em outro momento tratamento ortodôntico com o uso de aparelho fixo e se lembram do trabalho que se tinha para cuidar e higienizar seus dentes e que não querem passar por isso novamente.​


Quais são os cuidados com os alinhadores estéticos?
Como os alinhadores estéticos são placas móveis, é necessário muito cuidado ao usar, manusear e guardar para que não haja a quebra ao a perda do aparelho. Além disso, é de fundamental importância a higienização, não só dos dentes, mas da placa também para que ambos fiquem livres da presença de biofilme dental (Placa bacteriana), mau cheiro ou até mesmo que se formem tártaros na boca e no aparelho. Os cuidados com a higienização são muito importantes para que o tratamento seja desempenhado a contento. E se por um acaso, a placa não esteja em uso, por algum incômodo momentâneo, a mesma deve muito bem guardada e armazenada.​

Dra Gisela Castanho,Cirurgiã-dentista, formada em 1996, especialista em Odontologia Estética e Implantodontia, com Mestrado na UNESP e Doutorado na FOUSP.